conveniências da anatomia humana


Quando eu era uma sweet little kid, eu achava que essa parte das costas eram asas que seriam iguais às dos anjos - mas, por sermos humanos, elas não se desenvolviam e ficavam presas aí dentro. Eu realmente era uma criança meio curiosa mas não o suficiente, então eu só atribuía muito sentido poético às coisas e elas ficavam mais bonitas (e plausíveis?). Principalmente o nosso corpo - parece meio insensato a vida realmente nos dar algo e não sabermos o que ele é, como funciona, não é? Sem entrar no mérito que hoje sabemos graças à medicina, ciência, e etcs.
Vendo as coisas que eu pensava, agora elas realmente fazem sentido - o suficiente para colocar em algum poema clichê e barato - no sentido de deixar as coisas bonitas. Os anjos poderiam ter a liberdade, poderiam voar e prostrar suas belas asas macias e plumadas em alguma pintura barroca por aí, justamente por serem ingênuos ou protegidos, portadores de virtudes e encarregados de mensagens que não eram verdadeiramente suas. Os humanos são o contrário. Para quê ter asas se temos consciência do que liberdade é? Ou, ao menos, achamos ter o suficiente para fazer algumas besteiras em nome dela, mas a questão é que não somos criaturas mitologicamente puras nem por nós mesmos. Mesmo a visão mais antropocêntrica atribui os humanos à racionalidade e só.

Enfim, eu era uma sweet little kid bem criativa. Mas não tanto. Hoje já sei que são as escápulas, mas acho legal dar essa conveniência artística ao que é nosso. Arte é algo humano, porque não atribuir humanidade ao humano?


Vou continuar fazendo esse tipo de coisa. Achar a coisa mais legal do mundo termos uma borboleta atrás dos olhos. Mesmo sabendo que ela tem um nome meio estranho: osso esfenóide.

2 comentários:

Senso comum para os comentários:
- Críticas são legais, amo críticas. Mas xingamentos não são críticas, trata-se de falta de educação.
- "Legal, segue meu blog?" "fulanainesbrasil.blogspot.com segue" são comentários milenaaaares, mas aqui ganham um belo de um não. Muitos dos leitores tem blogs legais - sério, adoro vocês - mas eu só sigo se realmente gosto, e isso não é uma troca de favores.
- Se amem, amor é legal.