diário de (futuras) viagens #1: salar de uyuni

saber que el simple perfume de una flor puede venir y ser un gran amor para tu vida

Nos últimos tempos eu realmente tenho desenvolvido uma paixão por viagens. Quando menor, viajava muito - o que é uma realidade já distante, e isso poderia ser visto como um fator pra
tanto interesse aparecer. Quando se dá a falta, a gente geralmente atribui o valor. Quem sabe.
Mas na verdade, não é só por viagens que ando amando platonicamente. É também pelo motivo delas: a natureza. Ir para centros urbanos parece e é interessante, mas meu entusiasmo só aflora quando se trata de lugares naturais que demonstram a característica beleza do planeta - uma beleza intangível, que sei que jamais seria capaz de copiar. E se eu posso senti-las com todos os meus cinco sentidos, então é algo que realmente desejo presenciar.

Essa minha fase ~apaixonada~ com certas coisas do mundo me inspiram a escrever porque me parece algo muito bonitinho pra ficar só na minha cabeça. Só pra constar, eu realmente amo ficar olhando pro céu, não esperem muita coisa de mim. Então, vou me dar ao capricho de ser a "criança irritantemente animada" e trazer de volta o tipo de coisa que originalmente queria registrar nesse blog.

Um desses lugares que me fascinam é o Salar de Uyuni, na Bolívia. É o maior deserto de sal do mundo, e em certas épocas do ano, ele se inunda e se transforma em um espelho d'água gigante, que reflete o céu (exatamente: DOIS CÉUS NO HORIZONTE, tá um pouco explicado o porquê de eu gostar desse lugar).


Esse lugar é enorme. Sério, é gigantesco. Relatos de quem o visitou dizem que a noção de profundidade é inexistente, e que até dá para ter uma leve percepção da curvatura da Terra (isso eu desacredito um pouco, mas deve ser uma sensação insana). Por isso, quando não está em período de cheia, não é o fim do mundo. O lugar ainda é de tirar o fôlego. 

 (o site do qual tirei a imagem está no canto)

E a minha parte preferida, ao menos nas fotos, é a noite no Salar. Como entusiasta da astronomia e das observações astronômicas (... e morando em uma capital *chorando em alemão*), é um sonho para mim. Por não ter centros urbanos próximos para causar brilho artificial na atmosfera e por ser um lugar totalmente livre no horizonte, é perfeito para a prática.

(essa imagem foi meu fundo durante meses!)

Eu realmente espero ter passado um pouco desse meu fascínio. O Salar de Uyuni é um dos vários locais que quero visitar na Bolívia, que é um dos vários países que quero visitar na América do Sul, que, inclusive, me rende uns bons posts. Quem sabe um dia eu realizo uma roadtrip das Guianas até a Patagônia. Até porque, não é só de lugares longínquos, como a Islândia (<3), Nova Zelândia e Japão, que se nasce o fascínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Senso comum para os comentários:
- Críticas são legais, amo críticas. Mas xingamentos não são críticas, trata-se de falta de educação.
- "Legal, segue meu blog?" "fulanainesbrasil.blogspot.com segue" são comentários milenaaaares, mas aqui ganham um belo de um não. Muitos dos leitores tem blogs legais - sério, adoro vocês - mas eu só sigo se realmente gosto, e isso não é uma troca de favores.
- Se amem, amor é legal.